quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O objetivo é: “Fim a todas as formas de exploração e crueldade aos animais”

Para atingir este objetivo estabelecemos algumas metas na forma dos cinco nãos com o Slogan “Na minha cidade NÃO” que consideramos que toda cidade pode, ou melhor, deve promover. Em Sorocaba duas destas metas já foram alcançadas e para as quais é lógico deve-se estar sempre atento.    
Dando prosseguimento ao cumprimento destas metas estamos iniciando uma campanha com o tema “Barulho de rojão incomoda muita gente, muitos rojões incomodam muito mais e aos animais incomodam, incomodam...”
A mídia sempre dá muita importância a “grandiosidade” da queima de fogos de artifícios que acontecem, principalmente na passagem de ano, porém nenhuma importância aos efeitos nocivos desta prática no meio ambiente, nas pessoas e nos animais.
Antes que eventos esportivos, culturais, religiosos e outros tantos sejam pretextos para explosão de fogos e para que não se fique sempre a lamentar o  passado é que, a exemplo de Porto Alegre e algumas cidades da Itália onde a queima de fogos foi proibida, lançamos junto a campanha um abaixo assinado dirigido às autoridades eclesiásticas e municipais. Mais do que proibir a queima de fogos em eventos públicos, é desejo conscientizar a população e debater o tema.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Aconteceu em 2011

O ano de 2011 teve como marco, para a causa animal, a repercussão da mídia para os vários casos de maus tratos, dentre eles podemos lembrar do cão Lobo que morreu após ser arrastado pelo veículo conduzido pelo seu “tutor”, a cadelinha Lana que sofreu espancamento até a morte e muitos outros. Se por um lado estes casos divulgados pela mídia e redes sociais deixaram aqueles que já atuam na defesa dos animais cada vez mais tristes e revoltados, por outro sensibilizou e chamou a atenção de boa parte da sociedade para esta questão e evidenciou que a punição aos criminosos, quando aplicada, é muito branda. Não se sabe ainda até que ponto e se isto de fato fará alguma diferença, mas o que conta é que os animais começam a ser vistos por uma numero maior de pessoas como seres sencientes e de direitos.



Em contrapartida a Comissão de Justiça e Direito dos Animais, aqui em Sorocaba, não só lamentou, esbravejou ou reclamou, mas esteve presente, quer seja atuando, organizando ou participando de vários eventos durante o ano valendo citar alguns deles conforme abaixo e que certamente contaram com a ajuda de vários parceiros a qual agradecemos. Temos consciência de que fizemos menos do que deveríamos, mas o possível que podíamos no momento e se todos fizerem a sua parte, grandes mudanças ocorrerão. Cabe ao cidadão comum não se omitir diante um caso de desrespeito ou crueldade, as autoridades policiais averiguar e investigar, ao judiciário fazer cumprir as leis já existentes, ao legislativo debater e criar leis mais severas e ao executivo dar condições de proteção e defesa dos animais.

Fevereiro
participação na discussão promovida pelo GEDA do abolicionismo x bem estar ismo.

Março
representação ao Ministério Público no caso do cachorro que foi explodido.

Abril
Audiência pública pelo Direito dos Animais que deu origem a carta de intenções enviada ao senhor prefeito do município com 15 itens dos quais priorizamos: 1º “Criação de um conselho Municipal dos Direitos dos Animais”, 2º- “Instalação de um Centro de Pronto Atendimento que atenda 24h dentro da CCZ” e o 3º “Ampliação do numero de recolhimento de animais abandonados e/ou vitimas de maus-tratos, quer seja no próprio CCZ ou na construção de um novo abrigo que receba animais de pequeno a grande porte”.

testemunho junto à 2º Delegacia de Proteção Animal quanto ao caso das mortes e sumiço dos gatos Granja Olga

Junho
representação junto ao Ministério Público no caso da égua que ficou agonizando em
via pública.

Agosto
fórum regional com ênfase na Antivivissecção dirigido ao publico em geral e em especial a estudantes.

 Setembro
participação na manifestação contra a criação de chinchilas para uso de pele em Itapecerica da Serra
                                    
Outubro
Organização e participação no 1º WEEAC no Brasil – Word Event to End Animal Cruelty - (Evento Mundial pelo
 fim da crueldade Animal);

  participação como ativistas na 1ª Caminhada pelos Animais da Monções Turismo.

 Novembro

Participação como ativistas no encontro pelo Direito dos Animais Em Tatuí;

Participação no Workshop “A proteção da fauna brasileira, os animais silvestres, exóticos e domésticos” que aconteceu no campus da UNESP;

Atendendo algumas das reivindicações da carta de intenções oriunda da Audiência realizada em abril o Sr. Prefeito Vitor Lippi. em reunião no seu gabinete, nos informou que o ônibus itinerante de castração começará a atender em 2012 e os plantões veterinários em fins de semana.