O ano de 2011 teve como marco, para a causa animal, a repercussão da mídia para os vários casos de maus tratos, dentre eles podemos lembrar do cão Lobo que morreu após ser arrastado pelo veículo conduzido pelo seu “tutor”, a cadelinha Lana que sofreu espancamento até a morte e muitos outros. Se por um lado estes casos divulgados pela mídia e redes sociais deixaram aqueles que já atuam na defesa dos animais cada vez mais tristes e revoltados, por outro sensibilizou e chamou a atenção de boa parte da sociedade para esta questão e evidenciou que a punição aos criminosos, quando aplicada, é muito branda. Não se sabe ainda até que ponto e se isto de fato fará alguma diferença, mas o que conta é que os animais começam a ser vistos por uma numero maior de pessoas como seres sencientes e de direitos.
Em contrapartida a Comissão de Justiça e Direito dos Animais, aqui em Sorocaba, não só lamentou, esbravejou ou reclamou, mas esteve presente, quer seja atuando, organizando ou participando de vários eventos durante o ano valendo citar alguns deles conforme abaixo e que certamente contaram com a ajuda de vários parceiros a qual agradecemos. Temos consciência de que fizemos menos do que deveríamos, mas o possível que podíamos no momento e se todos fizerem a sua parte, grandes mudanças ocorrerão. Cabe ao cidadão comum não se omitir diante um caso de desrespeito ou crueldade, as autoridades policiais averiguar e investigar, ao judiciário fazer cumprir as leis já existentes, ao legislativo debater e criar leis mais severas e ao executivo dar condições de proteção e defesa dos animais.
Fevereiro
→ participação na discussão promovida pelo GEDA do abolicionismo x bem estar ismo.
Março
→ representação ao Ministério Público no caso do cachorro que foi explodido.
Abril
→ Audiência pública pelo Direito dos Animais que deu origem a carta de intenções enviada ao senhor prefeito do município com 15 itens dos quais priorizamos: 1º “Criação de um conselho Municipal dos Direitos dos Animais”, 2º- “Instalação de um Centro de Pronto Atendimento que atenda 24h dentro da CCZ” e o 3º “Ampliação do numero de recolhimento de animais abandonados e/ou vitimas de maus-tratos, quer seja no próprio CCZ ou na construção de um novo abrigo que receba animais de pequeno a grande porte”.
→ testemunho junto à 2º Delegacia de Proteção Animal quanto ao caso das mortes e sumiço dos gatos Granja Olga
Junho
→ representação junto ao Ministério Público no caso da égua que ficou agonizando em
via pública.
Agosto
→ fórum regional com ênfase na Antivivissecção dirigido ao publico em geral e em especial a estudantes.
Setembro
→ participação na manifestação contra a criação de chinchilas para uso de pele em Itapecerica da Serra
Outubro
→ Organização e participação no 1º WEEAC no Brasil – Word Event to End Animal Cruelty - (Evento Mundial pelo
fim da crueldade Animal);
fim da crueldade Animal);
→ participação como ativistas na 1ª Caminhada pelos Animais da Monções Turismo.
Novembro
→ Participação como ativistas no encontro pelo Direito dos Animais Em Tatuí;
→ Participação no Workshop “A proteção da fauna brasileira, os animais silvestres, exóticos e domésticos” que aconteceu no campus da UNESP;
→ Atendendo algumas das reivindicações da carta de intenções oriunda da Audiência realizada em abril o Sr. Prefeito Vitor Lippi. em reunião no seu gabinete, nos informou que o ônibus itinerante de castração começará a atender em 2012 e os plantões veterinários em fins de semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário